Depois de passar quase 26 dias no espaço, a espaçonave Orion, da missão espacial lunar Artemis 1, realizou com sucesso no último do domingo (11) o seu pouso no Oceano Pacífico, em um ponto próximo ao litoral da Baixa Califórnia (México). Apesar do pouso, a missão entra agora em uma nova fase.
+ Artemis I: nave Orion inicia retorno para a Terra
+ Artemis I: espaçonave Orion vai bater recorde neste sábado (26)
+ Artemis: Nasa vai treinar astronautas no deserto
Nos próximos dias, a Orion será trazida de volta à terra firme e levada ao Centro Espacial Kennedy, no estado americano da Flórida. Lá, a espaçonave será aberta e todos os seus equipamentos científicos – incluindo o Snoopy e o “comandante”, o manequim Moonikin Campos -, vão ser avaliados. Estudos que vão se estender também à capsula e ao seu escudo de calor. Confira abaixo como foi o pouso.
Segundo a Nasa, esse é um trabalho que deve se estender pelos próximos meses, numa preparação para a Artemis 2. Prevista para 2024, será a primeira das missões tripuladas do programa Artemis. Mas o pouso lunar vai acontecer apenas na Artemis 3, em 2025.
Na Artemis 1, a Orion realizou duas passagens na órbita lunar e atingiu um ponto no espaço distante quase 435 mil quilômetros da Terra, com o objetivo de testar ao limite os sistemas da espaçonave. Em sua missão, a cápsula bateu o recorde de distância percorrida por um equipamento feito para transportar astronautas.